Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 23 de fevereiro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Construção civil busca implantar práticas inovadoras nos canteiros de obras

O mercado da construção civil tem procurado implantar nos canteiros de obras pelo país práticas inovadoras e sistemas construtivos que colaborem para a sustentabilidade ambiental e para a segurança do trabalhador. Com isso, além de resultados significativos para diminuir os desperdícios, a geração de resíduos, o consumo de recursos naturais e a emissão de materiais particulados, e para a mitigação de riscos à saúde dos profissionais envolvidos, há os benefícios econômicos.

     Foto: Bruno Peres/Min. Cidades

 

Uma das iniciativas que tem o objetivo de desenvolver de soluções tecnológicas para atender o canteiro de obras de empreendimentos habitacionais, especialmente de interesse social, é a rede de pesquisa colaborativa CANTECHIS, financiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do  Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e cujos resultados foram apresentados em um workshop realizado em São Paulo. Quatro universidades brasileiras estiveram envolvidas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Dos cinco subprojetos elaborados, um deles fez o diagnóstico das necessidades tecnológicas para o desenvolvimento de canteiros mais sustentáveis e seguros e analisou as lacunas e oportunidades para serem trabalhadas, a fim de melhorar a questão socioambiental em obras. Para isso, foram estipuladas diretrizes e foram entrevistadas diversas empresas que atuam no segmento para saber quais são as práticas atuais aplicadas nos projetos.

Uma das descobertas desse estudo foi que o mercado considera importante a adoção de tecnologia e processos para mitigar os riscos na obra e minimizar o impacto ambiental. No entanto, apesar dessa conscientização, há ainda o desafio de implementação dessas práticas no dia a dia dos canteiros de empreendimentos de habitação de interesse social. Um exemplo foi que 100% dos entrevistados considera muito importante a redução das perdas de materiais na obra, mas cerca de 60% criaram práticas para alcançar esse objetivo.

A rede de pesquisa ainda trabalhou as questões de emissão de material particulado nas vizinhanças de canteiros; tecnologias de execução para melhoria das condições de trabalho e redução de resíduos; sistemas de proteção coletiva para canteiros de obras e soluções tecnológicas sustentáveis para instalações provisórias de canteiros de obras.

Esses temas estarão em evidência na Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, que ocorrerá de 7 a 9 de junho, em São Paulo, e que reunirá o Sobratema Summit 2017, maior evento de conteúdo nas áreas da construção e do meio ambiente, a Construction Expo – Feira de Edificações e Obras de Infraestrutura – Serviços, Materiais e Equipamentos, a BW Expo - Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, e a M&T Peças e Serviços – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração.