Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 02 de março de 2017 por Mecânica de Comunicação

Escolha assertiva de um attachment passa por diversos fatores

 A necessidade de aprimorar a execução dos serviços e de reduzir custos motiva as empresas a observar de forma mais atenta as opções de equipamentos e acessórios que existem no mercado, que não apenas atendam a esses dois requisitos, mas também que tragam produtividade e melhor performance operacional.

No Brasil, existe uma gama de equipamentos e de attachments para atender as mais diversas aplicações e tipos de obras. Por esse motivo, é necessário avaliar as atividades requeridas no projeto para, então, identificar o equipamento mais adequado, que deverá ser equipado com toda uma gama de acessórios. Assim, o envolvimento dos fabricantes e distribuidores torna-se fundamental em termos de análise do projeto e para a oferta de alternativas disponíveis, que muitas vezes são desconhecidas pelo usuário.

                 Foto: Revista M&T 

 

No caso específico dos attachments, sua aplicação está ligada a projetos de curto prazo e de menor porte, como por exemplo, obras urbanas de construção ou de restauração. Eles também têm sido utilizados em atividades pontuais em grandes projetos. Há ainda a utilização de implementos na mineração, fábrica de cimento, siderurgia e outros. Dessa forma, a escolha assertiva de um acessório está atrelada ao trabalho a ser executado, além de outros fatores, como aplicabilidade, preço, ganhos produtivos, fator de utilização, qualidade, população do modelo e valor de propriedade.

Na área de demolição, por exemplo, essa seleção também passa pela energia a ser aplicada, volume de produção e dimensões dos materiais a serem rompidos e qual é o tipo de demolição – primária, secundária ou ambas. A primária é realizada através de rompedores hidráulicos, tesouras de demolição primária ou mesmo explosivos. A secundária tem como principal objetivo de separar o material demolido para reutilização, reciclagem ou transporte.

A M&T Peças e Serviços – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração será promovida de 7 a 9 de junho, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.