Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 27 de abril de 2017 por Mecânica de Comunicação

Alta durabilidade do plástico eleva vida útil das tubulações

O plástico é um dos materiais mais usados em diversos segmentos devido as suas propriedades técnicas, tais como: alta durabilidade, flexibilidade, leveza e versatilidade. Essas vantagens técnicas têm contribuído para que o mercado utilize, ainda mais, esse material que, por essas características, também propicia uma diminuição do impacto ambiental. 

No âmbito da construção, o plástico representa aproximadamente 20% do consumo mundial. De tal modo, que ele está presente em tubos e conexões para condução água, esgoto e gás ao isolamento acústico, térmico e elétrico; estruturas e revestimentos, acessórios e até no acabamento.

Os sistemas de tubulações plásticas de PVDF, PP e PEAD são resistentes à corrosão, abrasão e fáceis de instalar. Especificamente no caso do PP e PEAD, possuem grande versatilidade para aplicações em usinas de açúcar e álcool, vinhoto duto, água e esgoto, gás natural, biogás, transporte hidráulico de sólidos e também na condução de produtos corrosivos, em especial o PP e o PVDF.

Outra característica importante é a vida útil destes materiais, que pode superar os 15 anos. O PEAD aplicado na adução e distribuição de água potável em saneamento, por exemplo, pode alcançar uma vida útil superior a 50 anos.

A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos reunirá os principais eventos desses segmentos, incluindo a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, que apresentará de 7 a 9 de junho de 2017 as principais tecnologias para economia de recursos naturais na área de equipamentos e veículos.

Foto: Aflon