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Publicado em 18 de maio de 2017 por Mecânica de Comunicação

Mercado de distribuição e varejo de materiais para construção pode ser beneficiado com medidas

A entrada em vigor do Cartão Reforma, no final de abril, possibilitará o acesso, por famílias que recebem até três salários-mínimos, o equivalente a R$ 2,8 mil, ao crédito para reforma, ampliação, promoção da acessibilidade ou conclusão de obras. O orçamento inicial do programa habitação é de R$ 1 bilhão e a previsão do governo federal é de que cerca de 100 mil pessoas sejam beneficiadas nesta primeira fase. O limite de crédito concedido para a aquisição do material de construção será de R$ 5 mil, em média.

 Foto: Anamaco 

 

Essa ação, somada à retomada do cartão Construcard no ano passado, cuja ideia é beneficiar dois milhões de pessoas, por meio da liberação de um montante de R$ 7 bilhões pela Caixa Econômica Federal, traz novos incentivos à indústria e ao varejo da construção civil. O cartão é aceito em uma ampla rede de lojas, composta por mais de 60 mil estabelecimentos em todo o País. Ele pode ser usado para a compra de qualquer material de construção, a exemplo de tijolos, cimento, pisos, revestimentos, armários embutidos, piscinas, entre outros.

Com isso, neste ano, a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) estima um crescimento de 5% nas vendas no varejo de material de construção em relação a 2016. De acordo com a Pesquisa Tracking mensal da entidade, neste primeiro quadrimestre de 2017, a comercialização cresceu 3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em abril, o setor teve desempenho estável na comparação com o mesmo mês do ano passado. O estudo indica que otimismo do setor com relação às ações do Governo nos próximos meses continua em 44%. 

Com essa perspectiva de recuperação, acontecerá no Sobratema Summit 2017, durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, o 5º Fórum MATCON reunirá nos dias 7 e 8 de junho, os principais distribuidores de materiais de construção, as indústrias fabricantes e os pequenos e médios lojistas, em dois dias de debates intensos sobre os principais temas que envolvem esse segmento, abordando, especialmente, a questão da integração entre os diversos meios de venda.