Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 08 de junho de 2017 por Mecânica de Comunicação

BIM começa a ganhar espaço entre engenheiro e arquitetos brasileiros

O BIM (Building Information Modeling), ferramenta de execução de projetos que incorpora diversos aprimoramentos tecnológicos em todas as fases construtiva de uma obra, vem ganhando espaço na indústria brasileira da construção. Todos os envolvidos com o setor são unânimes em destacar que a plataforma deve promover uma importante ruptura na forma de conceber projetos por parte de arquitetos e engenheiros. Argumentam que ela oferece suporte ao projeto ao longo de todas as fases construtivas, possibilitando uma obra de melhor qualidade, feita mais rapidamente, com menos risco de erros e até com racionalização do uso de insumos.

Alguns profissionais entendem que há uma tendência forte indicando que, no médio prazo, deve ocorrer uma troca dos tradicional sistema de CAD, programa utilizado na elaboração de projetos arquitetônicos, pelo BIM. Há inclusive algumas empresas fabricantes de materiais de construção que já desenvolveram produtos especialmente voltados para aplicação em projetos executados com uso de BIM. Alguns fabricantes já estão, inclusive, disponibilizando catálogos em BIM.

Entre as muitas vantagens da utilização do BIM está a possibilidade de reunir toda a informação necessária à representação gráfica (desenhos rigorosos), análise construtiva, a quantificação de trabalhos e tempos de execução, desde a fase inicial do empreendimento até sua conclusão. É possível até incluir o processo de desmontagem da obra ao final do seu ciclo de vida útil, pois isso está contemplado no modelo.

O que pode impedir um avanço ainda mais significativo e rápido do uso do BIM na arquitetura e engenharia brasileiras são fatores relacionados com o elevado preço do software, a necessidade de investimento em equipamentos mais potentes e sofisticados para suportar os cálculos do modelo, além do treinamento e da capacitação do pessoal envolvido com as diferentes fases do projeto. E esse aspecto é decisivo para o sucesso do uso da ferramenta, pois ele exige que, além dos funcionários das construtoras, também os principais fornecedores de insumos ou prestadores de serviços também interajam utilizando a plataforma.