Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 13 de julho de 2017 por Mecânica de Comunicação

Sustentabilidade em cidades é tema de estudos da ONU e do IBGE

A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou recentemente o programa Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, série de metas e indicadores para a implantação de agendas verdes por órgãos públicos. O item onze do documento é especializado na questão das cidades e trata como prioridade para a melhoria do espaço urbano o cuidado com habitações e estratégias de mobilidade. 
 
Levando em conta os esforços da ONU em prol do planejamento urbano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) incluiu no Atlas Nacional Digital do Brasil 2017, no caderno temático intitulado Geografia das Cidades Sustentáveis no Brasil, algumas consideração acerca das metas propostas. O documento observa peculiaridades do desenvolvimento histórico brasileiro que impõe dificuldades às medidas que favoreçam o meio ambiente e a inclusão social, como o processo de urbanização tardio e o saneamento básico insuficiente. O estudo do IBGE também destaca a desigualdade social acentuada do país, que faz com que uma mesma cidade possua áreas com diferentes Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e expectativa de vida. 
 
              Foto: César Ogata/SECOM 
 

Apesar das dificuldades, alicerces para um futuro mais verde e inclusivo já estão sendo lançados no país. O Projeto Renova Centro 20/30, iniciativa de órgãos privados, busca revitalizar uma área central da cidade de São Paulo conhecida como centro novo, quadrilátero formado pelas vias entre a Rua Coronel Xavier de Toledo e as avenidas Ipiranga, São João e São Luis.  

O projeto ouviu moradores e comerciantes e elencou cinco itens como prioridades no processo de revitalização: calçadas, coleta de lixo, poluição sonora, poluição visual e banheiros públicos. Na atual fase do Renova Centro 20/30, os coordenadores da iniciativa entram em contato com a prefeitura com o intuito de bolar estratégias em conjunto acerca da melhoria dos cinco itens.     
     
O Renova Centro 20/30 tem como meta pôr em prática as medidas de revitalização do centro novo até 2020 e replicar as ações em outras regiões, como Sé e República, até 2030. Já é planejada na próxima fase do projeto a inclusão de questões sobre habitação popular, outro ponto de relevância segundo a ONU para ampliar a sustentabilidade em cidades. O projeto foi apresentado durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.