Publicado em 17 de agosto de 2017 por Mecânica de Comunicação
Produção da indústria estimula recuperação econômica
O novo ciclo econômico está iniciado e vem na onda do crescimento da produção e da necessidade de infraestrutura. Economistas argumentam que, ao contrário do ciclo anterior, onde o consumo era o principal agente de manutenção da economia, o momento atual registra crescimento na produção da indústria brasileira, no varejo e em serviços, além do agronegócio, que continua batendo recorde de safra.
Foto: Grandes Construções
Em dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, constatou-se que entre as vinte cidades que mais geraram empregos neste ano, a maioria está ligada à indústria, sendo que a segunda maior atividade geradora de empregos é o agronegócio. O primeiro município no ranking é Franca, impulsionada pela produção de calçados; outros exemplos são a quinta colocada, Joinville, destaque na produção de autopeças e Caxias do Sul, ocupando o oitavo lugar na lista pela geração de empregos.
Especialistas afirmam ainda que o momento atual é propício para investimentos, pois representa o começo do novo ciclo favorável, em que ainda há pouca oferta, mas o mercado cresce em ritmo constante. Também projetam para o segundo semestre uma retomada do crédito e um crescimento econômico maior que o esperado para o ano passado no mesmo período.
Já no mercado mundial, recentes configurações indicam que o Brasil deve elevar suas exportações de produtos agrícolas para a China. Além disso, grupos chineses tiveram presença relevante em recentes leilões de infraestrutura, relativos a aeroportos e energia, promovidos pelo governo federal. Também vale lembrar que a população e a economia da Índia crescem em ritmo acelerado, e este pode ser um mercado em potencial para negócios brasileiros.
A análise da economia brasileira e o debate sobre este e outros assuntos foram apresentadas durante o Fórum Infraestrutura – O Papel da Infraestrutura na Retomada do Crescimento do Brasil.