Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 24 de agosto de 2017 por Mecânica de Comunicação

Brasil é especialista em vencer dificuldades

Não há dúvida de que o Brasil atravessa um momento conturbado na economia e na política. Entretanto, especialistas lembram que a história brasileira é marcada por períodos difíceis e reconhecem um padrão nessa longa trajetória: após a crise, vem o ciclo econômico positivo.  
 
Vinculada fortemente ao mercado mundial, a economia brasileira sente os abalos dos cenários externos no decorrer da história. Foi assim, por exemplo, durante a 1ª Guerra Mundial e a quebra da bolsa de Nova York em 1929, dois eventos que prejudicaram diretamente as exportações brasileiras de produtos agrícolas e fizeram com que o PIB apresentasse resultados negativos. Em 1930 e 1931, o PIB brasileiro registrou baixa de cerca de 3%.
 
                Foto: Grandes Construções 
 
 
No entanto, logo após os momentos de recessão internacional, o Brasil voltou ao caminho do crescimento. É significativo o ano de 1920 quando, superado o quadro mundial de economia de guerra, o Brasil faz o PIB crescer em cerca de 10%. Outro exemplo é o ano de 1932, correspondente ao período após a crise de 29, quando é registrado crescimento de cerca de 5%, desempenho superior ao de alguns países da Europa, como a Alemanha e Itália, nações diretamente afetadas pela guerra.
 
O presente momento de baixa pareceu se alongar, mas economistas indicam que ele já está ficando para trás. Novamente, o PIB serve para ilustrar o quadro econômico. Após crescimento muito baixo em 2014, e negativos em 2015 e 2016 (0,5%, -3,77% e -3,6%, respectivamente), o primeiro trimestre de 2017 já apresentou crescimento de 1%. Baseando-se em estatísticas deste ano, economistas projetam para o mesmo período do ano que vem um crescimento de 4% no PIB.  
 
O responsável por insuflar o PIB deste ano foi o bom desempenho da agropecuária, que já é apontada por especialistas como o carro-chefe da expansão da economia atualmente. O PIB do setor cresceu pouco mais de 13% no primeiro trimestre, a maior alta em mais de 20 anos, puxado pela safra recorde. O setor gerou mais lucros que a indústria e serviços, segmentos que também crescem em 2017, embora em ritmo mais lento.
 
As análises dos quadros da economia e política no Brasil e as projeções de especialistas dos assuntos foram apresentadas durante o Fórum Infraestrutura – O Papel da Infraestrutura na Retomada do Crescimento do Brasil.