Publicado em 20 de setembro de 2017 por Mecânica de Comunicação
Os cuidados na hora de dar partida num equipamento
O motor de partida, popularmente chamado de ‘motor de arranque’, responsável pelo acionamento de motores à combustão de caminhões e máquinas pesadas utilizadas na construção, nem sempre é o culpado por eventuais dificuldades na hora de acionar o equipamento. Os problemas relacionados à partida podem estar relacionados com avarias no sistema elétrico e, até mesmo, com a injeção e a qualidade do combustível utilizado. Em alguns casos, a qualidade ou envelhecimento das baterias também provoca falta de energia ou baixa tensão, o que eventualmente tende a queimar o motor de partida.
Foto: Revista M&T
Outros itens que tendem a causar problemas para o motor de partida são os cabos da bateria. Periodicamente eles necessitam ser averiguados, no sentido de se verificar se estão bem conectados, pois, com o tempo, se cria uma resistência no circuito que resulta em baixa tensão e, consequentemente, gera pane completa do motor de arranque. Também o alternador, componente responsável por manter o nível constante de energia nas baterias, necessita permanecer alinhado com a tensão exigida pela bateria e pelos consumidores elétricos da unidade. Vale lembrar que o controle desse nível de demanda é feito pelos reguladores de tensão, instrumentos presentes nos alternadores dos equipamentos.
Embora a qualidade do combustível seja fundamental para o bom funcionamento do motor de partida, há um consenso entre técnicos e mecânicos de que o maior causador de avarias no seu funcionamento está relacionado com a operação inadequada do equipamento. Entre as ações incorretas, a mais frequente é o acionamento excessivo na partida, como o ato de virar a chave por mais de dez segundos, o que superaquece o motor. Nesse caso, a recomendação é para que o operador aguarde pelo menos dois minutos para tentar novamente. Caso a falha persistir, é necessário fazer uma inspeção técnica.
No caso da inspeção de emergência e também das manutenções de rotina, a recomendação dos especialistas é para que se busque uma oficina especializada que necessita ser organizada, dotada de ferramentas e instrumentos adequados como multímetros e bancadas de testes. Além disso, os mecânicos e técnicos necessitam ser qualificados e cujas capacidades possam ser comprováveis por constantes cursos. Isso é fundamental, pois os equipamentos ficaram cada vez mais sofisticados, o que demanda correta análise para uma eficiente manutenção. Informações técnicas sobre manutenção em equipamentos utilizados na construção e mineração estão constantemente nas reportagens e artigos da revista M&T.