Publicado em 27 de setembro de 2017 por Mecânica de Comunicação
Uso de quartzito como agregado do concreto é tema de pesquisas
Recentes estudos acadêmicos apontam o quartzito como agregado eficaz da mistura do concreto. Este tipo de rocha é abundante na região sul de Minas Gerais, sendo conhecida popularmente como "pedra mineira". Quatro tipos de quartzito foram identificados pelos pesquisadores. Entre eles, o tipo 2 mostrou-se o mais adequado ao uso da indústria do concreto por ser maciço, ao contrário da estrutura foleada ideal no uso como revestimento e característico dos outros tipos.
Em comparação com os agregados mais utilizados na mesma região – basalto, gnaisse e calcário –, o quartzito tipo 2 teve resultados iguais ou superiores nos quesitos absorção, abrasão e esmagamento. Esse resultado também ocorre em relação à brita, um dos agregados mais utilizados para obtenção do concreto.
Os estudiosos observam que os resultados são referentes aos desempenhos físicos e mecânicos das rochas analisadas, sendo necessários testes de reação entre o quartzito e o cimento para serem determinadas com maior clareza as proporções da mistura. Estima-se que os agregados representem de 60% a 80% do volume do concreto, tendo influências na resistência, estabilidade e durabilidade.
Esses estudos foram desenvolvidos para aproveitar melhor a matéria prima, uma vez que do total de quartzito extraído pelas mineradoras, estima-se que 90% é descartado. Isso acontece porque o mineral é utilizado principalmente pela indústria de revestimentos e deve ser extraído em placas. Assim, tudo o que não é retirado dentro do padrão não pode ser aproveitado.
Além do uso na mistura do concreto, o quartzito tem sido experimentado na fabricação de telhas e tijolos. A partir de pesquisas realizadas em 2015, foi constatado que utilizar a pedra mineira como matéria prima destes produtos pode reduzir em até 45 % o custo de construção de uma casa popular.
Outras novidades a respeito de técnicas e materiais construtivos estão todos os meses na revista Grandes Construções.