Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 11 de outubro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Mercado mundial de escavadeiras deve crescer em 2017

O mercado mundial de escavadeiras deve obter um aumento de 24% nas vendas em relação ao ano passado, devido, sobretudo, aos mercados da China e da Índia. Até 2012, a expectativa é que sejam vendidas em média 500 mil unidades por ano, totalizando cerca de US$ 49 bilhões. Os dados são de um levantamento inédito da Off-Highway Research, consultoria britânica especializada no mercado de equipamentos para construção e agricultura. Foram feitos levantamentos sobre vendas, produção, população global de máquinas, dados de fornecedores e perfis de fabricantes.  
 
                        Foto: Revista M&T 
 

A primeira parte do estudo foca nas importações realizadas entre 2012 e 2016, anos em que houve crescimento significativo nas aquisições de miniescavadeiras em comparação com as de esteira e as de rodas. A Europa registra o maior número de unidades comercializadas, representando mais de 20% das vendas de escavadeiras de esteiras e miniescavadeiras. A China é outro mercado de peso, somando 16% das unidades vendidas, em sua maioria escavadeiras de esteira.    

O estudo também rastreou os locais onde as máquinas usadas ao redor do mundo são fabricadas. Ficou evidente que 73% são produzidas na Ásia, sendo que somente o Japão fabrica 40% do total, seguido por China (20%). De acordo com o levantamento, o Brasil produz 1% do total de máquinas.     

Foi constatado que atualmente existem no mundo aproximadamente 3,8 milhões de escavadeiras ativas no mundo, sendo que 2/3 deste total estão nas mãos de empreiteiras ou locadoras. Responsáveis secundários por esta concentração são a indústria extrativista e empresas de gerenciamento de resíduos.  Atualmente, 61% da população mundial de máquinas é formada por escavadeiras de esteira, 34% de miniescavadeiras e 5% de escavadeiras de rodas.   

Outras notícias sobre o mercado de equipamentos e novas tecnologias estão todos os meses na Revista M&T.