Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 23 de novembro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Crescimento da economia depende de investimentos em infraestrutura

O Brasil passa por desafios na economia e na política. Mas, essas incertezas nas duas áreas não são exclusividades do cotidiano brasileiro, e fazem parte de uma conjuntura global, atingindo até mesmo grandes potências mundiais, como os Estados Unidos e a China.

A agenda econômica protecionista do atual presidente norte-americano, Donald Trump, deixa muitas nações em estado de apreensão; a China, por sua vez, já não cresce tanto quanto há alguns anos, tendo passado de 10% para 6% referentes ao crescimento anual. Entretanto, o desempenho econômico do país asiático ainda é sólido porque, entre outras razões, o governo chinês segue investindo em obras de infraestrutura. 
 
        Foto: Reginaldo Ornellas 
               Economista Luís Artur Nogueira em palestra sobre o cenário político e a conjuntura econômica

Essa receita também vale para o Brasil e pode acelerar ainda mais uma recuperação que já se traduz por meio do crescimento do consumo, da produção do agronegócio e do PIB, que deverá crescer em 2017, após dois anos de crescimento negativo. Medidas já foram tomadas pelo governo federal com a intenção de ampliar o investimento em infraestrutura. Trata-se do Projeto Avançar, pacote anunciado recentemente que irá investir cerca de R$ 130 bilhões no setor entre 2017 e 2018. O montante reúne investimentos da União, estatais e financiamentos de bancos públicos. 

O maior orçamento do pacote é referente ao Avançar Energia, com 97 projetos, entre leilões de geração, transmissão e ofertas de petróleo e gás.  Outra parte do plano é o Avançar Cidades, que prevê aproximadamente R$ 30 bilhões em empréstimos a serem tomados pelo setor privado junto aos bancos públicos. 

Essas informações foram divulgadas pelo jornalista e economista Luís Artur Nogueira, durante o evento estratégico Tendências no Mercado da Construção, que também lançou o novo Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e divulgou os homenageados do Destaque Pós-Venda 2017.