Publicado em 07 de dezembro de 2017 por Mecânica de Comunicação
Obra ressalta o pioneirismo da engenharia brasileira
A engenharia brasileira é reconhecida em todo o mundo por sua capacidade de desenvolver soluções diferentes e pioneiras para atender as diversas questões de projeto em uma obra. No caso das estruturas pré-fabricadas de concreto, o nível tecnológico vem avançando bem como as técnicas e procedimentos, que estão em perfeita sintonia com o que é feito no mundo. Por esse motivo, o sistema é versátil e está sendo aplicado nos mais diversos segmentos da construção, desde obras de pequeno porte, residenciais, industriais, de infraestrutura até as obras especiais.
Foto: Carlos Gueller
Os benefícios da industrialização em concreto são vistas pelas construtoras como vantagens competitivas. Entre as principais vantagens da solução estão atender cronogramas ousados, utilizar materiais mais sofisticados, reduzir o impacto ambiental e, ao mesmo tempo, manter os requisitos de segurança e durabilidade das estruturas. Por essa razão a obra vencedora do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto, o Shopping Parque da Cidade foi todo projetado utilizando esse sistema, mesmo com o desafio de ter seis subsolos e um empuxo desequilibrado de 27 mil toneladas. A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira da Construção Industrializada em Concreto (Abcic) e visa reconhecer os esforços e comprometimento do setor, dos engenheiros projetistas e dos arquitetos para o desenvolvimento do pré-fabricado de concreto no Brasil.
Para vencer esse desafio, o engenheiro projetista de estruturas Francisco Graziano precisou estudar e desenvolver cálculos estruturais diferenciados, a fim de que a obra fosse viabilizada. Isso porque não havia nenhuma referência nacional e pouca referência internacional que pudesse contribuir e/ou ser aplicado no projeto. A obra foi inovadora a ponto de a Federação Internacional do Concreto (fib) adotar o projeto como um exemplo internacional em seu manual.
O Shopping Parque da Cidade fica situado em um empreendimento multiuso. Em uma área total construída de 65,7 mil m², é composto por seis andares subsolos de garagens, quatro pavimentos de lojas, três pavimentos técnicos e a cobertura. O principal conceito do shopping é combinar entretenimento, socialização, natureza, cultura, diversidade, conveniência e também compras.