Publicado em 11 de janeiro de 2018 por Mecânica de Comunicação
Sondagem da Indústria da Construção Civil apresenta melhora de expectativa
Foram divulgados recentemente dados da Sondagem da Indústria da Construção Civil referente aos meses de novembro e dezembro, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Na pesquisa, os índices variam no intervalo de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 indicam crescimento. Os indicadores de expectativa dos empresários cresceram na passagem de novembro para dezembro; a expectativa do nível de atividade registrou alta de 2,6 e o do número de empregados alta de 1,8, atingindo 53 e 50,8 em dezembro, respectivamente. Os indicadores de novos empreendimentos e serviços e compras de insumos e matérias primas cresceram 1,9 e 3,1 pontos, alcançando níveis de 51,9 e 52,5, respectivamente.
Foto: Revista Grandes Construções
O índice de confiança do empresário da indústria da construção manteve a trajetória ascendente iniciada em agosto, passando de 54,4 pontos em novembro para 56,7 pontos no mês seguinte. Esse é o maior valor registrado desde março de 2013. O estudo da CNI explica que a perspectiva otimista é referente aos próximos seis meses e reflete a avaliação mais positiva das condições de negócios.
O indicador de número de empregados ficou abaixo dos 50 pontos, mas registrou aumento, passando de 43,1 em outubro para 44,9 em novembro. O indicador de atividade em novembro também ficou abaixo dos 50 pontos, mas na comparação com o mesmo mês de 2016 anotou aumento de 7,5 pontos. Já o nível de atividades do setor de obras de infraestrutura atingiu 50 pontos em dezembro, representando estabilidade em relação ao mês anterior, o que não acontecia desde setembro de 2013.
A Sondagem ainda calculou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em 56,7 pontos, maior valor desde março de 2013. Segundo o estudo, o componente de expectativa foi o principal responsável pelo resultado.
Outras notícias sobre o setor da construção civil estão todos os meses na Revista Grandes Construções.