Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 24 de janeiro de 2018 por Mecânica de Comunicação

Sistema possibilita ter usinas eólicas mais silenciosas

O Brasil é o sétimo país com maior geração de energia eólica no mundo, segundo dados do Ministério de Minas e Energia. Em dezembro de 2017, o país ultrapassou a marca de 500 parques eólicos instalados, com um total de 12,64 GW capacidade instalada em 503 usinas. A informação é da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).
 
                    Foto: Revista Grandes Construções 
 
  
Um dos principais problemas para a geração de energia eólica é o ruído, causado, principalmente, pelo avanço da tecnologia dos aerogeradores, o aumento da velocidade de giro das pás e o crescimento de diâmetro do equipamento. Por esse motivo, foi desenvolvido um sistema que possibilita diminuir o barulho proveniente das pás, tornando as usinas mais silenciosas. Os parques eólicos funcionam em regime 24x7 e, no país, estão situados geralmente em áreas populosas.  

O projeto criado por um engenheiro da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) foi iniciado há quatro anos com a elaboração de uma ferramenta técnica capaz de prever, ainda na fase de projeto da turbina, o nível de ruído esperado. Depois, buscou-se uma forma de levar tal ferramenta aos interessados, solução encontrada na parceria entre a Poli e a Universidade Técnica de Berlim (TU Berlin), que já desenvolvia programas ligados ao desempenho de estruturas de aerogeradores, mas nada em relação à acústica. Foi então criado o software livre QBlade, com o objetivo de criar uma solução integrada para design e cálculo aerodinâmico das pás de turbinas. O software já teve mais de 17 mil downloads

As pesquisas tiveram continuidade, sendo desenvolvidos na universidade brasileira, com o auxílio do QBlade, três tipos de aerogeradores silenciosas — Poli 100, Poli 180 e Poli 220, nome dado em função dos respectivos diâmetros. Os equipamentos estão com o projeto finalizado, com cálculos e desenhos prontos, e no momento estão aguardando a solicitação de patenteamento feita pela Agência USP de Inovação.    

O projeto de usinas eólicas silenciosas é coordenado pelo engenheiro Joseph Youssif Saab Junior, cuja tese de doutorado Trailing-edge noise: development and application of a noise prediction tool for the assessment and design of wind turbine airfoils teve orientação do professor Marcos de Mattos Pimenta. O software QBlade está disponível para download gratuito neste link.