Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 por Mecânica de Comunicação

Universidades apoiam iniciativas de alunos na criação de startups

Os últimos anos presenciaram um aumento no número de empresas com formato de startups, mas no Brasil muitas delas enfrentam dificuldades. Segundo estudo da fundação Dom Cabral, um quarto delas fecham as portas antes do primeiro ano de existência; do restante, 25% não completam quatro anos de atividade. Ainda segundo a pesquisa, a diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar no auxílio prestado por uma incubadora de startups, podendo diminuir em até três vezes as chances de falência nos primeiro anos. As incubadoras são organizações públicas ou privadas capazes de auxiliar empresas em aspectos comerciais.
 
               Foto: Revista M&T 
 

Um exemplo de incubadora em universidade é a Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que apoiou a criação de uma startup no segmento de locação de equipamentos para construção por alunos do curso de engenharia civil. Eles desenvolveram uma plataforma online, no qual empresas proprietárias de máquinas anunciam seus produtos. No esquema de economia colaborativa proposto pela startup, os usuários da plataforma interessados em alugar máquinas ganham agilidade no processo, uma vez que uma cotação que levaria até três dias é feita em poucos minutos. A plataforma conta, atualmente, com cerca de 40 máquinas cadastradas e tem locatários recorrentes. Recentemente, atingiu a marca de R$ 300 mil movimentados em contratos de locação.      

Outras universidades brasileiras também investem em incubadoras de startups. É o caso da Supera, localizada no campus da USP de Ribeirão Preto, com mais de 50 empresas que recebem apoio administrativo para o desenvolvimento de seus negócios, como auxílio para a elaboração dos projetos e registro de propriedade intelectual. Algumas instituições de ensino oferecem suas incubadoras também para não alunos. É o que acontece na Incamp - Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas, onde as empresas participantes têm acesso aos laboratórios e outras facilidades da Unicamp. O Centro de Empreendedorismo do Programa de Incubação de Empresas (CEI-Proine) da Universidade Federal de Goiás oferece planos estratégicos de consultorias, capacitações, rede de contatos e participação em eventos.