Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 22 de março de 2018 por Mecânica de Comunicação

Espessura de revestimento pode influenciar em desempenho de alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural é um dos sistemas construtivos mais utilizados no Brasil, pois, sendo uma técnica simples, exige materiais menos complexos, reduzindo riscos de atraso no cronograma de obras. Também há redução de custos referentes ao emprego de formas e escoramentos. O desempenho de estruturas em situação de incêndio, por sua vez, vem ganhando a atenção de engenheiros e estudiosos, tendo em vista os últimos acidentes dessa natureza acontecidos no país.  
          
           Foto: IBDA 
 

O comportamento frente ao fogo de paredes estruturais erguidas em alvenaria foi tema de uma dissertação de mestrado defendida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Na ocasião, seis tipos de paredes foram avaliados em laboratório, onde condições de incêndio foram simuladas. As paredes de alvenaria estudadas, construídas em tamanho real para os testes, possuíam revestimentos em argamassa equivalentes a 0, 15 mm e 25 mm, sofrendo, ou não, aplicação de 10 tf/m como força de carregamento. Nos testes, foram medidos os valores de Tempo de Resistência ao Fogo (TRF) das diferentes amostras, considerando estanqueidade de fumaça, estabilidade estrutural e deslocamento horizontal das paredes.    

Nas situações com ou sem força de carregamento, as amostras com melhor desempenho apresentavam 25 mm de revestimento nas faces interna e externa. A parede sem força de carregamento contou 240 minutos referentes ao TRF, ou seja, durante esse período, conservou os critérios necessários de estanqueidade, estabilidade estrutural e isolamento térmico. A parede com carregamento apresentou TRF em 221 minutos. Também foi demonstrado que ocorre maior deslocamento horizontal nas paredes quando não há força de carregamento, em até 43 mm. Nas paredes com carregamento o deslocamento é menor, chegando a 28 mm. Por fim, os estudiosos observaram que conforme a espessura do revestimento aumenta, menor é o deslocamento lateral das paredes.     

A dissertação de mestrado Avaliação da Influência da Espessura do Revestimento Argamassado e do Carregamento no Comportamento da Alvenaria frente a Altas Temperaturas é de autoria de Rodrigo Périco de Souza com orientação de Bernardo Fonseca Tutikian. Está disponível para download neste link.