Publicado em 26 de julho de 2018 por Mecânica de Comunicação
Cuidados com chassi podem ampliar vida útil de caminhão fora de estrada
O caminhão fora de estrada utilizado em mineração e construção está sujeito à tensão cíclica por transportar grande quantidade de materiais. Com o fim de preservar seu chassi – estrutura responsável por suportar todas as cargas mecânicas –, é importante prever falhas e buscar soluções contra danos ocasionados por fadiga, ou seja, a ruptura progressiva dessa estrutura.
Imagem retirada da dissertação de mestrado
Entre outros cuidados para que o caminhão fora de estrada mantenha ou até amplie sua vida útil, estimada em torno de 60 mil horas de trabalho, o chassi deve estar corretamente dimensionado para resistir à flexão, torção, impactos e, consequentemente, à fadiga. Além disso, uma descontinuidade geométrica no corpo, como um furo ou um entalhe, resulta em uma distribuição desigual de tensões. Má distribuição ou excesso de tensões provocam trincas que devem ser reparadas, provocando custos e a paralisação do equipamento para o devido conserto.
Visando sua preservação, é necessário conhecer particularidades das operações. Por exemplo, durante o ciclo de trabalho de um caminhão fora de estrada, o momento de maior tensão no chassi acontece durante o início do basculamento da carga transportada. Certas regiões da estrutura, por sua vez, estão sujeitas a maiores valores de tensão. Alguns estudos acadêmicos apontam a coluna de sustentação da cabine e a coluna da báscula como componentes do chassi que concentram tensões excessivas. Uma solução é instalar reforços estruturais, isto é, placas metálicas fixadas por solda em áreas críticas e que seguem a conformação das peças do chassi, o que reduz as tensões quase pela metade. Entretanto, tal técnica deve ser bem planejada, pois em alguns casos o procedimento de soldagem pode prejudicar a estrutura.