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Publicado em 02 de agosto de 2018 por Mecânica de Comunicação

Indicadores de produtividade são fundamentais em orçamento de pavimentação

No Brasil, país em que as rodovias têm papel destacado na infraestrutura nacional, manter e ampliar a malha rodoviária é importante não apenas para acompanhar o escoamento da produção, mas influencia diretamente o bem estar dos brasileiros. Estima-se que um acréscimo de 10% na disponibilidade de rodovias pavimentadas por habitante eleva em 1,1% o nível do PIB "per capita", devido a melhorias em condições materiais de vida.  
 
                   Imagem retirada da tese de doutorado 
 
 
 
A construção de rodovias exige planejamento eficiente de custos e serviços, pois é um empreendimento que envolve diferentes processos, entre eles a terraplanagem e a pavimentação.  Uma vez reconhecidas as exigência do projeto em termos de esforços externos e ações climáticas, construtores devem atentar para a minimização de custos, ponto em que o dimensionamento da frota de máquinas é relevante, já que os custos relativos ao uso de equipamentos próprios de obras de pavimentação - entre eles, motoniveladoras, compactadores e fresadoras de asfalto – variam entre 25% e 40% do custo total da construção de rodovias. 

Dessa maneira, é fundamental que gestores de obras recolham informações que os ajudem a montar orçamentos com precisão. Há diversos manuais de orçamento com abordagens variadas sobre o assunto, sendo eles organizados por órgãos federais, estaduais, municipais, empresas privadas e também por universidades. Há ainda os manuais internacionais que, apesar de não refletirem a realidade brasileira, podem trazer informações referentes a estudos de caso. 

Os manuais utilizam com frequência indicadores de produtividade de máquinas e serviços, mas raramente fica claro qual método embasa a formulação de tais indicadores. Além disso, é comum que os manuais apresentem um valor unitário para cada componente da tabela de orçamento, enquanto outros já adotam faixas de produtividade variáveis. Por fim, uma análise comparativa entre diferentes manuais demonstra uma grande variação nos tipos de indicadores e valores unitários, podendo tornar confusa a busca por informações confiáveis.

Portanto, a abordagem crítica de manuais de orçamento é muito importante para profissionais envolvidos com o cálculo de custos em uma obra rodoviária, em que os equipamentos de terraplanagem e pavimentação são variados e devem trabalhar de forma sincronizada. A tese de doutorado Estudo de Método para Prognóstico da Produtividade na Execução de Rodovias, de autoria de Ricardo Cruvinel Dornelas, orientação de Ubiraci Espinelli Lemes de Souza e apresentada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), abordou o assunto.