Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 10 de agosto de 2018 por Mecânica de Comunicação

Importação de máquinas pode ser otimizada com emprego de medidas simples

O mercado mundial de equipamentos para construção vem crescendo nos últimos anos, respondendo à demanda por máquinas e obras de infraestrutura. No Brasil, a presença de fabricantes estrangeiros é expressiva, com destaque para os norte-americanos e asiáticos. Considerando empresas brasileiras importadoras de máquinas para construção, é importante atentar para possíveis obstáculos logísticos e meios de otimizar o tempo de ciclo da importação - processo que envolve desde a solicitação ao fornecedor, passando pelo deslocamento de produtos e entrega ao destino final.   
 
          Imagens retiradas da dissertação 
 

Tanto para comercialização como locação de máquinas, as empresas importadoras precisam lidar com controle de estoque, pois um sistema sob encomenda é pouco viável devido às características do setor. Com isso, uma boa medida administrativa é manter um determinado nível de estoque, que possa atender de dois a três meses de vendas. Outra recomendação aborda o vínculo entre exportadora e importadora, de maneira que a última informe com antecedência sobre demandas para o mês seguinte, para que haja folga no cronograma. Essas são maneiras de amenizar obstáculos dentro do longo fluxo logístico, como a falta de componentes, assim como problemas em rotas marítimas ou em portos.    

Tendo em vista a crescente demanda por transporte via containers fechados, é esperado que essa modalidade tenha preços cada vez mais competitivos. Portanto, é relevante que as importadoras de equipamentos considerem essa alternativa frente ao tradicional transporte em navios ro-ro, específicos para veículos em geral. Outras medidas que podem aumentar o rendimento de importadoras de máquinas envolvem a contratação de um funcionário supervisor de toda a cadeia de suprimentos e também criação de uma base única de dados – valores de quantidade e prazo, por exemplo -, disponível para todos envolvidos no processo de importação e alimentada em tempo real.     

A dissertação de mestrado Importação de Máquinas Pesadas no Brasil: uma análise com enfoque no fluxo logístico, realizada por José Alberto Moreira, com orientação de Mauro Vivaldino e apresentada na Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) estudou o assunto.