Publicado em 15 de outubro de 2018 por Mecânica de Comunicação
Em um mercado cada vez mais competitivo, uma estratégia para aumentar o desempenho na construção de edificações é melhorar a produtividade e reduzir perdas por meio de ações que priorizem a logística dentro do canteiro de obras. Além disso, estudos recentes apontam que a construção civil, nos últimos anos, passa por processo de mudança na concepção produtiva, aproximando o setor do processo de industrialização e, nesse quadro, a logística é necessária para auxiliar no planejamento, organização e administração de fluxos de todo o processo de produção.
Um plano eficiente de gerenciamento logístico em canteiro de obras deve respeitar um fluxo ideal, ou seja, uma sequência de etapas que necessitam planejamento. Por exemplo, a quantificação de materiais é um dos primeiros tópicos definidos, pois, a partir dele, é possível elaborar o cronograma dos materiais, o dimensionamento de elementos do canteiro - como centrais de montagem, almoxarifado e estoque - e a definição dos equipamentos de transporte. Com as informações de quantidade e dimensão de materiais em mãos, o primeiro passo para a seleção de equipamentos é avaliar todas as alternativas de movimentação para cada material; em seguida, é calculado o dimensionamento da solução de transporte, relacionando o cronograma de materiais com a quantidade a ser movimentada por período e a capacidade de movimentação da solução. Para os materiais com mais de uma solução, deve-se realizar um estudo complementar, considerando: os impactos particulares de cada equipamento ao projeto, o custo global de cada solução e a disponibilidade prevista de certo equipamento, pois alguns podem ser inoperáveis quando há chuva.
No caso da construção de edifícios, um equipamento é indispensável e merece muita atenção no planejamento logístico: a grua. O local de montagem desse equipamento dentro do canteiro de obras deve ser planejado com antecedência, caso contrário, a realocação da grua mostra-se onerosa e arriscada, além de paralisar processos produtivos. O papel dos equipamentos também fica evidente na logística ao se planejar o layout do canteiro, que deve considerar áreas e via de acesso de máquinas, o raio de abrangência da grua e pontos de carga. Também são dignas de nota as informações técnicas de máquinas, sua organização em um banco de dados para subsidiar a tomada de decisão de gestores e estudos estatísticos para a obtenção de indicadores de desempenho de equipamentos.
A dissertação de mestrado Inovação em Logística de Canteiro de Obras na Construção de Edifícios, de autoria de Gustavo de Aguiar, orientação de Francisco Cardoso e defendida na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) estudou o assunto.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade