Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 23 de novembro de 2018 por Mecânica de Comunicação

Máquinas de içamento racionalizam construção com pré-fabricados de concreto

Os elementos pré-moldados de concreto são cada vez mais utilizados em diversos tipos de obra, desde grandes empreendimentos até os de pequeno porte e projetos residenciais. As principais vantagens são a redução de prazos e maior qualidade, em função das características de produção industrializada. Racionalização e industrialização caminham juntas, pois a aplicação de medidas racionalizadas aumenta o nível organizacional de processos, inclusive os que envolvem equipamentos, como guindastes e gruas, os mais utilizados para o içamento vertical e indispensáveis em canteiros de obras que constroem edifícios em pré-moldados de concreto. Os dois equipamentos são geralmente utilizados nas fases de lançamento e montagem de elementos e garantem a racionalização de processos ao dispensar o uso de mão de obra numerosa, o que gera maior segurança e maior controle sobre etapas construtivas.   
  
As gruas possuem uma característica que as diferenciam dos guindastes, o fato da lança nascer em uma cota acima do solo. Tal característica reduz o número de interferências, pois as cargas sempre pendem acima de qualquer ponto da estrutura. Um estudo adequado da localização desse equipamento dentro do canteiro de obras torna virtualmente impossível qualquer choque entre grua e estrutura. A grua também deve cobrir toda a projeção da estrutura, com capacidade de içar as cargas mais distantes, sendo que a área de estocagem de peças deve estar dentro do raio de operação. Outros importantes parâmetros para o uso do equipamento envolvem a interferência com vizinhos e a determinação da maior carga a ser içada, considerando acessórios como estropos. 

Para a operação dos guindastes sobre rodas também é necessário determinar o raio de operação, além das dimensões de comprimento e ângulo alcançados pela lança. Nesse caso, deve-se calcular o valor da carga líquida, ou seja, o maior peso de peça a ser içada, e a carga bruta, determinando o peso de todos os acessórios de içamento, como moitão, cabos de aço, ganchos, manilhas, entre outros. Outro ponto a ser considerado são os locais de acesso ao canteiro de obras e possíveis vias que devem estar desobstruídas, evitando períodos ociosos de equipamentos.  

Mais detalhes sobre o relevante papel de equipamentos para o içamento de peças pré-fabricadas de concreto estão na dissertação de mestrado Planejamento da Produção, Transporte e Lançamento de Pré-moldados de Grande Porte, apresentada por Luís Carlos Lima, com orientação de Cláudio Mitidieri Filho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT).