Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 11 de junho de 2019 por Mecânica de Comunicação

Construção civil brasileira adota práticas sustentáveis

A construção civil foi durante muito tempo ligada à ideia de dano ao meio ambiente, devido ao papel no processo de urbanização e ao alto índice de consumo de recursos naturais de tal atividade. Com o objetivo de superar esse estigma, o setor da construção civil, no Brasil e no mundo, vem se tornando referência em desenvolvimento sustentável e na criação de processos mais equilibrados em relação ao meio ambiente. Conceitos como o da 'construção verde' ou 'construção sustentável' introduziram novas realidades em diferentes etapas do processo construtivo como, por exemplo, cuidados especiais na gestão de projetos e de obras com o objetivo de reduzir o impacto ambiental, podendo inclusive resultar na obtenção de certificados de sustentabilidade.       

As certificações encontradas ao redor do mundo atendem aos mais diferentes propósitos e utilizam metodologias distintas. No Brasil, são largamente adotados os selos internacionais LEED, dos Estados Unidos, e AQUA, adaptação de um modelo francês à realidade brasileira. A influência de ambas as certificações é conhecida por diferenciar empreendimentos no mercado brasileiro da construção, assim como atender demanda dos consumidores, que cada vez mais valorizam produtos e processos pouco prejudiciais ao meio ambiente. Além disso, a grande procura registrada pelas certificações derruba a concepção de que a sustentabilidade aumenta os gastos, pois o custo inicial é compensado pela redução do consumo de energia, água e produção de lixo.   

Uma pesquisa acadêmica entrevistou empresas construtoras e descobriu que conceitos trazidos pelas certificações sustentáveis influenciam fortemente o setor brasileiro. O foco preponderante da sustentabilidade, segundo o estudo, está centrado no uso racional da água em suas mais diversas finalidades, bem como no aproveitamento da luminosidade e ventilação natural, visando melhor conforto térmico e consequente redução dos gastos com energia. Outro importante objeto de ações específicas é a minimização de geração dos resíduos, deixando o problema de ser tratado como pós-ocorrência e passando a ser tratado de maneira preventiva.  

A pesquisa completa foi publicada na dissertação de mestrado Contribuições da Construção Civil Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, de autoria de José Carlos Garé, com orientação de Raque da Silva Pereira e aprovada pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).