Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 23 de outubro de 2019 por Mecânica de Comunicação

Estratégia sustentável aprimora abastecimento urbano de água

Algumas formas pelas quais os recursos hídricos são gerenciados degradam os mananciais e comprometem a qualidade de vida das populações, gerando risco de escassez, inclusive onde a água é abundante. O conjunto de valores e ideias trazido pelo conceito de sustentabilidade aponta para caminhos orgânicos e de integração. Sendo assim, o setor de saneamento tem função de promover a melhoria da qualidade de vida da população ao utilizar os recursos naturais de maneira sustentável e eficiente do ponto de vista econômico.  

Outro fator que aumenta a preocupação com o saneamento básico é o elevado e crescente nível de urbanização, sendo que muitos aglomerados urbanos se desenvolvem com pouco ou nenhum planejamento. Para superar o quadro desordenado e complexo, vários especialistas recomendam o uso de indicadores ambientais urbanos - conforme preconizado, por exemplo, no capítulo 40 da Agenda 21, um dos principais resultados da conferência Rio-92. Um dos mais conhecidos indicadores é baseado na avaliação do ciclo de vida; no caso dos sistemas urbanos de água, a linha mestra do ciclo de vida começa com a retirada da água dos mananciais, passando pela potabilização, distribuição e uso da água, posteriormente pelo transporte e tratamento de esgotos, terminando com a descarga das águas pluviais e esgotos tratados e a incineração ou disposição do lodo em aterros sanitários ou seu uso na agricultura. Essa avaliação do ciclo de vida deve considerar também sistemas de reuso de esgoto e água, no sentido de alcançar a desejada sustentabilidade ambiental.   

O gerenciamento racional da água - por meio da avaliação do ciclo de vida em conjunto com outras estratégias, como a predição de impactos ambientais de determinado sistema de saneamento, por exemplo - tem grande impacto na economia, entre eles, retardamento da necessidade de investimentos para a ampliação da captação e tratamento de água para abastecimento e a possibilidade de ganhos com a venda de efluentes tratados para diversos fins menos nobres. Assim, as águas de qualidade inferior, tais como esgotos de origem doméstica, águas de drenagem agrícola e águas salobras, devem, sempre que possível, ser consideradas como fontes alternativas para fins menos restritivos. O uso de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento dessas fontes, se constitui hoje, em conjunção com a melhoria da eficiência do uso e controle da demanda, na estratégia básica para a solução do problema de falta universal de água.  

As considerações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Sustentabilidade do Abastecimento e da Qualidade da Água Potável Urbana, aprovada pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fio-Cruz). A autoria é de Tatsuo Shubo, com orientação de Aldo Ferreira e Odir Roque.