Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 30 de outubro de 2019 por Mecânica de Comunicação

Biodiesel garante boa performance de tratores agrícolas

Veículos movidos por combustíveis fósseis estão aos poucos sendo substituídos por aqueles que dependem de fontes renováveis ou de menor impacto ao meio ambiente. Seguindo tal propósito, tradicionais montadoras de veículos já produzem linhas inteiras de carros elétricos; outro exemplo da mudança de paradigma é a frota de ônibus público de Londres que, desde o ano passado, é inteiramente movida a eletricidade. Outra alternativa é o uso do biocombustível, ou seja, combustível de origem biológica não fóssil, produzido a partir de uma ou mais plantas. 

Entre os biocombustíveis está o biodiesel, com algumas vantagens em relação ao diesel tradicional, sendo biodegradável, praticamente isento de enxofre e com combustão mais eficiente. A adição de biodiesel ou de outro biocombustível ao diesel é uma das medidas tomadas contra as incertezas do futuro energético, pois, além das vantagens já citadas, contribui para reduzir as emissões de gases tóxicos e de material particulado. No Brasil, desde 2014, o óleo diesel rodoviário dispõe, em sua composição, de 6% de biodiesel. 

Máquinas para trabalhos pesados, por vezes operando em situações adversas, são consumidoras de combustíveis e empregam óleos e fluidos nos sistemas hidráulicos. O trator, por exemplo, é um equipamento versátil, usado em construções e também em atividades da agropecuária. Um experimento acadêmico recente estudou as propriedades de um trator agrícola movido com biodiesel metílico de babaçu. No experimento, houve a comparação do desempenho de dois tipos de diesel, ambos usando proporções do biocombustível de babaçu. Segundo os resultados, não houve diferença significativa entre as duas receitas de combustível para os desempenhos das variáveis 'potência na barra de tração' e 'velocidade de deslocamento'. Também foi observado uma redução de mais de 50% na opacidade da fumaça resultante da queima do diesel. Dessa maneira, o estudo demonstrou que a mistura com biodiesel não compromete o funcionamento do motor do trator agrícola. 

O estudo foi publicado como tese de doutorado e aprovada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Desempenho de Trator Agrícola em Operação de Preparo do Solo Utilizando Diesel e Proporções de Biodiesel de Babaçu é de autoria de Ariston Santos com orientação de Afonso Lopes.