Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 27 de novembro de 2019 por Mecânica de Comunicação

Dimensionamento de sistemas de drenagem na extração de areia

Empresas de mineração relacionadas com a área de extração de areia e outros agregados para construção civil devem utilizar técnicas de geoprocessamento e softwares de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para analisar qualitativa e quantitativamente áreas de exploração. Tal análise deve ser feita tanto no aspecto geomorfológico, como para a realização de modelagens hidrológicas. São estes os principais pontos destacados no trabalho de conclusão da graduação em Engenharia de Minas de Carlos Eduardo Domingues da Mata, no Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas. 
 
A dissertação visa também incentivar a elaboração de uma metodologia para o dimensionamento de um sistema de drenagem eficiente em cava a céu aberto, pois foram observadas em muitas minas e pedreiras, principalmente de médio e pequeno porte, certo descaso com a gestão das águas, o que acarreta vários transtornos às empresas com esse tipo de problema. Muitos engenheiros de mina não se atentam a tal questão, deixando-a assim em segundo plano. Porém o histórico do passado demostra que a questão das águas em uma mina é de crucial importância para o desenvolvimento e manutenção de um empreendimento mineiro. 
 
Em relação a observação sobre o histórico passado, o estudo de conclusão de curso salienta ser necessário que se disponha de uma base de dados geográficos consistente e confiável para que o modelo resultante do processamento seja o mais fiel possível ao real. Além disso, o conhecimento e experiência do profissional em tratar e preparar os dados é fator decisivo para o bom andamento do projeto. 
 
Outros pontos destacados na dissertação são: gerar modelo hidrológico da área de estudo para identificar a bacia de contribuição em que está localizada a empresa, caracterizando os parâmetros geomorfológicos e hidrológicos necessários. Também se recomenda calcular a vazão máxima de escoamento superficial, através do método racional, que pode ocorrer na área de influência da mina; dimensionar canais no interior da mina que direcionarão as águas escoadas superficialmente para as bacias de decantação; projetar bacias de decantação necessárias para o recebimento do fluxo de água, com o intuito de devolver estas águas à drenagem natural, respeitando as normas ambientais vigentes. Há ainda a recomendação para se verificar a necessidade ou não da utilização de reagentes para o processo de decantação nas bacias. 
 
Por fim, o trabalho concluiu que as empresas de mineração relacionadas ao setor de agregados para construção civil necessitam se aprimorar em relação à gestão de lançamento de efluentes em rios, lagos e lagoas, uma vez que efluentes com excesso de sedimentos pode ocasionar um desequilíbrio muito no ecossistema aquático da região. Além disso, esse tipo de situação pode resultar em penalização e multas, caso a fiscalização dos órgãos responsáveis identifique qualquer irregularidade.