Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 16 de junho de 2022 por Mecânica de Comunicação

Bambu pode ser uma alternativa renovável e limpa no setor da construção

O bambu é um material antigo empregado nas habitações desde a colonização do Brasil, porém como material construtivo na engenharia civil e arquitetura, seu início foi a partir de 1987. Ele pode colaborar para diminuir os impactos ambientais e atenuar a exploração exacerbada de insumos naturais na construção civil brasileira, pois é uma planta que possui a capacidade de absorver a poluição do ar, solo e da água. 

O bambu absorve o (CO2) da atmosfera, aspira o solo contaminado, liberando nutrientes na superfície terrestre e absorve as impurezas da água, contribuindo de forma positiva com a pegada ecológica, bem como reduzindo a utilização de materiais poluentes.  

Na produção do bambu, emprega-se menos energia do que na produção da madeira, do concreto e aço. Analisando os benefícios do bambu, pode-se considerar que os aspectos ambientais dessa planta, viabilizam sua aplicação na construção civil. Além disso, é um material sustentável e renovável, devido à alta capacidade de geração anual de novos brotos e à promoção da ciclagem de nutrientes. 

Em alguns países da América Latina como Equador, Costa Rica, Peru e Colômbia, o bambu é aplicado em larga escala na construção civil. Nesses países encontram-se diversos modelos de edificações, comprovando sua potencialidade.  

Uma estrutura seja de aço, madeira ou concreto precisa resistir à esforços: tração, compressão e cisalhamento, ou a ação combinada entre estas. Para que uma estrutura seja considerada eficaz, deve-se comportar de forma estável, durante a transferência de cargas entre seus elementos, para isso estás devem ser corretamente calculadas, garantindo a integridade e equilíbrio do conjunto.  

As propriedades de resistências mecânicas, mais importantes no campo da engenharia são: resistência à tração, resistência à compressão, resistência ao cisalhamento, sendo essas forças sempre paralelas às fibras. Além das resistências notadas nos bambus, sua flexibilidade é uma das explicações do seu extenso emprego em construções na Ásia oriental, sendo está uma região que é comum a ocorrência de abalos sísmicos e ocorrência de fortes ventos (furacões).  

Em grandes construções de países como Equador, Colômbia e China, as espécies de bambu mais preconizadas para aplicação estrutural, são as dos gêneros Dendrocalamus batizado de bambu gigante, Guadua popular no Brasil como Taquaruçu e Phyllostachys pubescens conhecido como Mosô. Essas são as espécies de bambus, que proporcionam melhores características mecânicas e físicas. 

As informações foram extraídas da dissertação de mestrado Análise das características mecânicas do bambu como possível alternativa na construção civil: fonte limpa e renovável, defendida por Greice Hellen de Novaes Barbalho, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília, sob orientação da professora Emmanuelle Sá Freitas Feitosa e coorientação do professor Juarez Ramos da Silva.