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Publicado em 09 de março de 2023 por Mecânica de Comunicação

Ecoinovação: sustentabilidade como fator fundamental para o modelo de negócios de uma empresa

No ambiente de negócios, a inovação é essencial para garantir a sobrevivência e deve ser contínua para ampliar a competitividade. Quando transformamos a lógica habitual de fazer negócios (economia linear) em uma forma de pensamento que integra todas as atividades do ciclo de vida de um produto ou serviço (economia circular), passa-se a levar em consideração o fato de que cada decisão da empresa gera impactos econômicos, sociais e ambientais (positivos ou negativos) em sua cadeia.

Nesse sentido surgiram alguns conceitos de ecoinovação. O termo “Ecoinovação” é dado a estratégia empresarial que possui a sustentabilidade como fator fundamental para seu modelo de negócios. Como outra estratégia qualquer de inovação – de produto, processo ou serviços – a ecoinovaçao tem o objetivo de alcançar uma maior competividade empresarial, mas também levam em consideração os ganhos sociais e ambientais, que possam ser agregados à estratégia competitiva, conferindo àquele que a utiliza uma inserção socioambiental no mercado.

Nesse sentido, a Ecoinbusiness – Soluções sustentáveis e ecoinovadoras para ambientes – tem o propósito atual de prestar consultoria para auxiliar na sustentabilidade de condomínios, pequenos, médios e grandes negócios, através da elaboração de soluções e práticas sustentáveis, ecoinovadoras, econômicas e de governança (dependendo do segmento de cliente), com a perspectiva de criar uma startup cleantech a médio/longo prazo.

Têm como objetivo utilizar metodologias personalizadas para serem aplicadas nos variados tipos de ambientes, de acordo com o segmento de cliente, criando alternativas para a redução dos impactos negativos nos locais trabalhados (sejam empresariais ou condominiais) e potencializando os pontos positivos para o desenvolvimento sustentável, gerando mais valor para os clientes.

Entre as ferramentas, técnicas e metodologias aplicadas para a criação da Ecoinbusiness e desenvolvimento do modelo de negócio, utilizou-se a TRIZ para proporcionar uma visão mais ampla do projeto, buscando enxergar cenários no presente, passado e futuro, como também dimensionar possibilidades micros e macros. Ademais utilizou-se o Framework Cralves para gerações de ideias e potencialização de proposta de valor de modelo de negócios ecoinovadores, além de ferramentas para estruturação do negócio, como o Canvas da Proposta de Valor, Lean Canvas e Business Model Canvas.

A Ecoinbusiness atualmente propõe duas modalidades de remuneração, sendo uma através de contratos por performance ou por meio de valores previamente fixados (por horas de consultoria prestada ou de acordo com a demanda/serviço). Com isso, suas receitas poderão ser tanto variáveis quanto recorrentes.

Com esse modelo de negócio “Business to Business” (B2B) – entre pessoas jurídicas – espera-se inicialmente atingir um espaço no cenário regional. Ademais, com esse modelo de atuação existe o propósito de tornar as práticas dos clientes mais eficientes, com ganhos competitivos, auxiliando na tomada de decisões, otimizando os custos à medida que evita desperdícios nas diversas etapas, cumprindo as legislações ambientais vigentes e se antecipando às pressões regulatórias, gerando mais empatia entre os envolvidos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Ecoinbusiness: soluções sustentáveis e ecoinovadoras para ambientes, defendida por Francemberg Ferreira Dutra, no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sob orientação do professor Efrain Pantaléon Matamoros e coorientação dos professores Cristiano Alves da Silva e Marco Antônio Leandro Cabral.