Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 16 de março de 2023 por Mecânica de Comunicação

Design circular avalia impactos ambientais ao longo do ciclo de vida do produto

No contexto da transição para a economia circular (EC), os projetistas são apresentados ao desafio de criar produtos robustos em termos de funcionalidade e recursos empregados, seguindo os princípios da circularidade e considerando que eles serão mantidos em uso pelo maior tempo possível. Isso implica em delinear os requisitos e especificações do produto tendo em mente o propósito desejado e aumentando sua performance sustentável por múltiplos ciclos de vida.

Na fase de conceito e primeira manufatura, deve-se levar em consideração, por exemplo, a reutilização do produto. Para isso, busca-se integrar requisitos como o uso de materiais reciclados, recicláveis, não perigosos e que permitam fácil desmontagem e reaproveitamento de componentes desde as etapas de projeto de produto.

Entretanto, a medição e avaliação de performances circulares ainda não é uma prática comum entre as empresas e estudos e propostas de incorporação gradual de práticas em direção à circularidade têm sido foco de poucos trabalhos acadêmicos. Ademais, também não é claro de que maneira é possível identificar o grau de incorporação de práticas recomendadas pela EC em um contexto real de desenvolvimento de produtos.

Nesse sentido, pesquisadores propõem cinco estratégias em que as organizações podem inovar em direção à EC: “narrowing”, correspondente a reduzir o uso de produtos, componentes, materiais e energia por todo o ciclo de vida, desde a concepção até a recuperação; “slowing”, referente à extensão do uso de produtos, componentes e materiais; “closing”, que se refere a reincorporação ao ciclo econômico dos resíduos pós-consumo, fechando o ciclo; “regenerating”, que engloba o gerenciamento de ecossistemas naturais, uso de materiais renováveis e não tóxicos e uso de energia renovável, e “informing”, que leva em conta o uso da tecnologia da informação e tecnologias disruptivas como suporte às práticas circulares.

O design circular precisa considerar o modelo de negócio para o qual o produto está sendo projetado, uma vez que diferentes tipos de ciclos de produtos ocorrem na EC. Existem ciclos em que se mantém o valor econômico dos recursos ao longo do ciclo de vida, enquanto outros tratam da adoção de recursos que podem ser reintegrados à natureza ou incorporados a outras cadeias. Dessa forma, de acordo com o modelo de negócio selecionado, o design de produtos circulares necessita “enquadrar-se ao propósito”.

Nesse sentido, o processo de design no contexto da EC está alterando seu foco no objeto singular para a criação de sistemas, modelos de negócio, redes colaborativas e visões futuras. Busca-se, assim, a transição do design centrado no objeto para o design centrado em sistemas e serviços. Assim, o processo do design de produtos se torna mais complexo com a adoção da circularidade e que o desenvolvimento de uma solução circular tipicamente requer o envolvimento de mais stakeholders e designers em diferentes áreas e a consulta e inclusão de especialistas nas fases iniciais do processo. Estas preocupações geralmente levam a um processo de design mais longo, com mais iterações e fluxos de feedback.

Ademais, o processo de design se torna mais orientado a dados em um contexto de EC para se tornar capaz de avaliar os impactos ambientais ao longo do ciclo de vida do produto, que precisam ser calculados por todo o ciclo de vida ou pelos múltiplos ciclos de vida. A duração da fase de pesquisa costuma ser mais longa, dado que envolve a compreensão do sistema do qual o produto faz parte, incluindo fornecedores e cadeia de valor. Dessa forma, o rastreamento de materiais e do desempenho dos produtos permite intervenções que podem posteriormente auxiliar a desacelerar e fechar os ciclos de recursos. Isso pode ser feito por meio de técnicas como os passaportes de materiais e o uso de gêmeos digitais.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Proposta de matriz de maturidade para o desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da economia circular, defendida por Marina Fernandes Aguiar, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Campus Bauru, sob orientação do professor Daniel Jugend.