Publicado em 27 de abril de 2023 por Mecânica de Comunicação
A necessidade de preservar recursos naturais e reduzir os impactos ambientais tem feito com que a sustentabilidade tenha assumido um aspecto de essencialidade às organizações empresariais, nas últimas décadas. Contudo, para que as empresas possam tornar-se sustentáveis, adequações que promovam uma mudança de crenças e comportamentos ambientalmente responsáveis são necessárias, e ultrapassam as barreiras técnicas, desafiando não apenas as organizações, mas também uma mudança de valores sustentáveis em todos os seus colaboradores.
Esta cultura seria implantada por meio de investimentos, ações e treinamentos, buscando-se atingir preditores que promovam um comportamento pró-ambiental dentro da empresa, norteando suas ações estratégicas com mais consciência ambiental. Desse modo, os funcionários seriam estimulados a uma mudança comportamental mais consciente, por meio da adoção de ações sustentáveis pelas empresas, o que verdadeiramente fortaleceria uma cultura organizacional neste sentido, e a possibilidade do transbordamento dessa nova ação, desse novo comportamento para outro ambiente fora do ambiente de trabalho.
Esse “transbordamento” (Spillover), na perspectiva psicológica, é o efeito observável e causal que um comportamento tem sobre outro em situações e locus distintos. Refere-se ainda, ao transporte de emoções, atitudes, competências e comportamentos do nível profissional para a esfera familiar e vice versa, acrescentando ainda que este pode ser positivo ou negativo. O Spillover positivo é a estimulação de um novo comportamento pró-ambiental proveniente de outro comportamento pró-ambiental específico e adotado anteriormente; sendo o seu efeito inverso definido como Spillover negativo.
Os efeitos de transbordamento podem muito bem ser uma nova maneira de aumentar a mudança de comportamento, e podem ser úteis em tentativas persuasivas de promover comportamentos pró-ambientais. Quando se realiza um comportamento pró-ambiental, aumenta-se a probabilidade de se realizar outro, ou seja, uma maneira possível de aumentar a quantidade de comportamentos ecológicos que os indivíduos realizam, seria por meio do spillover positivo do comportamento pró-ambiental.
Tal processo pode acontecer em qualquer empresa e em qualquer indústria, mas podemos esperar que em atividades mais intensivas em mão de obra e no ambiente de trabalho, onde esta é mais controlada e regulamentada, as ações diárias possam logo a se fixar como uma rotina. Nesse sentido, a indústria da Construção Civil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento econômico e social do país, mas por outro lado, comporta-se ainda como grande geradora de impactos ambientais.
Uma pesquisa sugere que as construtoras de construção civil que adotam ações sustentáveis em seus processos, podem contribuir na mudança comportamental dos seus funcionários impactando em suas vidas privadas, caracterizando um efeito de spillover.
As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado SPILLOVER de ações sustentáveis: do ambiente de trabalho de uma empresa da construção civil para o dia a dia, defendida por Alan Kleiton Cardoso Feitosa, no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará, sob orientação do professor José Lázaro da Silva Filho.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade