Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 28 de setembro de 2023 por Mecânica de Comunicação

Iniciativa Lean & Green contribui para a construção sustentável

A integração das práticas do lean thinking com as práticas da produção sustentável convergem para a otimização da rentabilidade e da eficiência no uso de recursos nos processos produtivos. Em outras palavras, a conexão entre lean e green contribui para uma melhor eficiência no uso de recursos naturais (materiais, energia), econômicos (custos, lucro) e sociais (mão de obra).

Estudos relacionados ao lean e green, em sua grande maioria, tratam da sustentabilidade ambiental associada ao pensamento enxuto. As práticas do lean e do green se complementam, ainda que tenham objetivos diferentes. E quando esta complementação de práticas está sobre a sustentabilidade, maior valor e competitividade podem ser obtidos por uma organização. Apesar das práticas lean, green e da sustentabilidade partirem de uma mesma época, é possível perceber que a produção sustentável tem a tendência de proporcionar geração de valor para as partes interessadas de forma mais eficiente em relação às demais filosofias de produção ao longo do tempo.

Um dos pontos iniciais para a promoção do desenvolvimento da produção Lean & Green é a análise das melhores práticas usadas atualmente. A adoção das práticas da produção enxuta como catalisadores para desenvolvimento de melhores estratégias da produção sustentável é um assunto amplamente discutido na literatura dos últimos anos. Assim, o lean não serviria somente como um catalisador, mas também como um “efeito alavanca” para promoção das práticas green, que, por sua vez, também podem auxiliar uma empresa a se tornar lean.

No setor da construção civil não é diferente, pois há um consenso quanto à sinergia existente entre a sustentabilidade e a construção enxuta, e que seus respectivos potenciais possuem intersecções no que tange à busca pela diminuição de desperdícios. Porém, existe um gap quanto ao atendimento de objetivos de desempenho relacionados à sustentabilidade.

A construção enxuta aumenta os benefícios ambientais eliminando desperdícios, prevenindo a poluição e maximizando valores agregados do ponto de vista ambiental. Desse modo, a construção sustentável pode focar na sinergia Lean & Green nos aspectos sociais, econômicos e ambientais, garantindo a redução inicial de custos e eliminando os desperdícios em vez de somente aumentar o desempenho ambiental do projeto ao longo de seu ciclo de vida.

A iniciativa Lean & Green contribui para a construção sustentável a partir da priorização da redução de gastos e da redução da demanda de recursos que afetam o meio ambiente ao longo do ciclo de vida da construção. Logo, haveria a redução de demanda de energia, água e materiais durante a construção, operação e descarte quando, na visão do cliente, a sustentabilidade é vista como valor.

Uma visão moderna da sustentabilidade na construção incorpora o gerenciamento de todo ciclo de vida da construção. Isso pode ser feito através da utilização de ferramentas provenientes tanto do lean quanto do green, que quando utilizadas em sinergia contribuem para a sustentabilidade.

Neste contexto, é possível traçar uma trilha a ser seguida para o alcance do Lean & Green ao longo do ciclo de vida das construções. Cada fase do ciclo de vida corresponderia a uma melhor prática, sendo que o conceito Lean & Green é mais eficiente quando aplicado nas fases iniciais do ciclo de vida: concepção de projetos e planejamento. Na fase de planejamento destaca-se a utilização da ferramenta lean denominada Mapeamento de Fluxo de Valor (MFV), e da técnica green de Avaliação do Ciclo de Vida, podendo ainda ser complementadas pelo uso de indicadores de ecoeficiência.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Um modelo Lean & Green para a ecoeficiência em processos produtivos da construção civil, defendida por Marilia de Oliveira Rezende, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, sob orientação do professor Diogo Aparecido Lopes Silva e coorientação da professora Virgínia Aparecida Silva Moris.