Publicado em 14 de março de 2013 por Mecânica de Comunicação
A importância da inspeção diária do equipamento
Por Edimilson Sabino*
Ao comentar sobre a inspeção diária, durante treinamentos, alguns participantes informaram que não havia tempo para realizar esse tipo de procedimento, em decorrência das tarefas diárias em uma obra, enquanto outros participantes chegaram a dizer que desconheciam o assunto ou que nunca ouviram falar sobre esse processo.
A inspeção diária é uma verificação realizada no equipamento antes de colocá-lo em funcionamento. Esse procedimento visa a identificação de possíveis falhas na máquina, que podem colocar em risco a segurança do operador, causar acidentes ou ocasionar problemas durante a operação.
A forma mais eficiente de realizar uma inspeção diária é adotar um checklist, uma ficha com todos os itens que devem ser conferidos durante procedimento. Ao realizar a inspeção, o operador deve assinalar os itens que estão em boas condições de uso e, principalmente, as partes que necessitam de manutenção. Caso seja identificado algum problema, a obrigação desse profissional é avisar ao responsável a fim de serem tomadas providências para o reparo do equipamento.
Alguns itens que devem ser verificados em uma inspeção diária são os níveis de óleos, nível de líquido arrefecedor, calibragem de pneus, vazamentos, buzina, sirene de advertência, entre outros.
Uma inspeção bem feita pode antecipar problemas, evitando o risco de acidentes e, também, a perda de produtividade. Além disso, é mais vantajoso ter um equipamento parado para manutenção na oficina do que ter essa máquina quebrada em um local de difícil acesso, causando a paralisação da operação e, consequentemente, gerando custos extras.
*Edimilson Sabino é instrutor do Instituto Opus