Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 11 de abril de 2013 por Mecânica de Comunicação

Lubrificação correta de equipamentos evita prejuízo para usuários

Por Edimilson Sabino*  
 
Na hora de fazer a manutenção e cuidar da lubrificação de máquinas e equipamentos utilizados em construção e mineração temos um grande problema. Muitas das vezes, por falta de informação e também pensando exclusivamente em economizar, muitos usuários tendem a utilizar um tipo de lubrificante que não possua as propriedades necessárias para uma eficiente lubrificação das peças. O resultado é que o uso intensivo do equipamento sem uma manutenção adequada pode ocasionar, em último caso, até um defeito grave, resultando em prejuízo para a empresa. 

Outro aspecto que os usuários das máquinas precisam observar, especificamente no caso de lubrificantes, é atentar para as recomendações dadas pelo fabricante dos equipamentos nos seus manuais. Cada tipo de máquina requer um lubrificante específico e todos os fabricantes têm interesse que suas recomendações sejam seguidas rigorosamente, pois o contrário pode provocar danos, reduzir a vida útil que ele informou na garantia, o que, em última instância, representa prejuízo para sua imagem.
 
Para o usuário, a economia inicial na compra de um lubrificante não recomendado ou a não realização da manutenção nos intervalos recomendados pelo fabricante, pode resultar em gastos extras, desgastes prematuros nos embuchamentos do equipamento, criando custos adicionais com reforma e interrupção do trabalho. Em razão disso, é recomendável que se verifique sempre as especificações dadas pelo fabricante ao adquirir os lubrificantes e siga sempre os intervalos de lubrificação previstos pelos manuais, somente desta forma será possível tirar o máximo de produtividade do equipamento, preservando o patrimônio.
 
*Edimilson Sabino é instrutor do Instituto Opus