Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 02 de maio de 2013 por Mecânica de Comunicação

Mudando o paradigma

Por Wilson de Mello Jr.* 
 
No atual momento de nosso País, quando mais de 11.000 obras estão em andamento até 2017, com a consequente demanda de uma grande quantidade de novos e modernos equipamentos entrando em operação, não é mais possível continuarmos “treinando” e permitindo que os operadores de máquinas pesadas subam na mesma sem um preparo adequado.

Atualmente não existe um programa estruturado de formação de mão de obra qualificada para operação dos equipamentos utilizados na construção e mineração. Normalmente esses profissionais são formados na própria obra, muitas vezes incorporando em sua capacitação os vícios do instrutor e nem sempre recebem a instrução necessária para operar com produtividade e segurança. 

O mercado não tem realizado investimentos suficientes na formação dessa mão de obra, por isso buscamos parceiros para um programa que venha suprir esse segmento com novos profissionais com melhor nível de escolaridade e, em paralelo, realizar um programa de integração de jovens que dificilmente conseguem uma colocação pela falta de capacitação e experiência. 

Sem a qualificação dos operadores, as máquinas irão parar, as obras irão parar, o Brasil irá parar! A responsabilidade de capacitá-los é do setor, e o Instituto Opus está pronto para atuar. Os operadores atuais não podem ser apenas meros “puxadores de alavancas”, necessitam ter uma postura pró ativa para realizar um trabalho de forma mais eficiente, sem causar acidentes e evitando a quebra do equipamento.

Deverá ter a capacidade de interagir com um computador de bordo, humildade para aprender, ter destreza manual para operar com joystick, deve possuir controle emocional, coordenação motora, ser automotivado e, acima de tudo, ter visão empresarial, pois ele é um gestor de seu equipamento na frente de serviço.

Não basta só formar novos operadores, devemos avaliar os atualmente existentes e atualizá-los com as novas exigências do mercado Brasileiro, sob pena de ficarmos defasados com o mundo. 

“Aperfeiçoar a si mesmo é a única coisa que podemos fazer para transformar o mundo.” Ludwig Wittgenstein. (filósofo Austríaco -1889-1951)

* Wilson de Mello Jr. é diretor do Insitituto Opus