Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 09 de maio de 2013 por Mecânica de Comunicação

Lubrificação correta de equipamentos evita prejuízo para usuários - parte 2

Por Edimilson Sabino

Crédito: Revista M&T

No post de 11 de abril tratamos da importância de as empresas promoverem uma correta e constante lubrificação das máquinas e equipamentos utilizados na construção e mineração. Trataremos agora da maneira correta do pessoal técnico realizar as diferentes etapas da lubrificação. O que presenciamos no dia a dia é o fato de que os profissionais da área de manutenção desconhecem como realizar uma lubrificação eficaz. É comum, por exemplo, depararmos com pessoas que dizem que o certo é bombear graxa até vazar pelas laterais dos equipamentos e depois espalhar a graxa sobressalente pela máquina. 

Porém não é essa a forma correta de se fazer uma boa lubrificação. Tal procedimento apenas gera desperdício e não impede o desgaste prematuro dos componentes. Então vamos ao procedimento correto: antes de qualquer coisa, se a máquina encontrar-se com excesso de graxa é recomendável providenciar uma lavagem geral do equipamento, de maneira a retirar excessos.

Feito isso, o passo seguinte é limpar o bico graxeiro, a fim de retirar alguma sujeira que poderá entupi-lo quando o operador for colocar a graxa. O recomendável é dar apenas duas a três bombadas de graxa em cada ponto de lubrificação. E lá vem a pergunta: Só isso? Ah não vai ficar bom não.

Muito pelo contrário vai ficar bom sim, pois excesso de graxa é tão prejudicial quanto à falta. Quando se coloca graxa demais, ela tende a acumular poeira, terra e etc. Com a movimentação da máquina, esta graxa excedente deve esquentar e, posteriormente, afinar levando estas impurezas para dentro dos embuchamentos, formando uma verdadeira lixa.

Em razão disso, o procedimento de dar apenas duas ou três bombadas é o mais recomendado. Se, mesmo assim, isso gerar excesso de graxa retire-o com um pano para evitar esse tipo de situação e prejudicar o interior da máquina. Dessa forma, o equipamento estará protegido e lubrificado de forma correta.

* Edimilson Sabino é instrutor do Instituto OPUS