Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 14 de agosto de 2014 por Mecânica de Comunicação

Concessão dos aeroportos deve estimular cadeia da infraestrutura

Com o início efetivo, a partir do dia 12 deste mês, do processo de concessão das operações dos principais aeroportos brasileiros, há uma expectativa de que, além das melhorias nas condições gerais de funcionamento para os passageiros e usuários das áreas de cargas, também ocorra uma aceleração no ritmo das obras de ampliação e modernização dos terminais. E não se trata de mera expectativa. No caso, por exemplo do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais, há uma exigência na concessão para que as obras ocorram num prazo determinado.
 
 Fotos: Infraero
 
O segundo terminal de passageiros de Confins, por exemplo, deverá ser instalado ao lado do existente hoje, de forma a atender à demanda da expansão do pátio de aeronaves. O espaço terá 78,6 mil metros quadrados com 11 posições, com pontes de embarque para aeronaves código C e outras três para código E. Ao todo, serão investidos R$ 436,75 milhões, segundo projeções apresentadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no processo de licitação. Essas obras terão de estar concluídas até abril de 2016, assim como a ampliação do pátio de aeronaves para receber as novas posições de embarque.
 
Assim também está previsto no caso do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. O consórcio que venceu a licitação terá de investir cerca de R$ 2 bilhões até os Jogos Olímpicos de 2016. A demanda se repete no caso de Viracopos, em Campinas. 
 
Em razão de todas essas demandas, os segmentos empresariais voltados à construção de obras de infraestrutura aeroportuária deverão experimentar um significativo incremento na demanda por obras, que deve aquecer toda a cadeia. Vale lembrar ainda que, além das obras em grandes terminais, há um projeto amplo de ampliação e modernização de todos os aeroportos regionais espalhados pelo país. Assim, após um período de incerteza, tudo indica que o segmento entrará numa fase promissora.