Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 29 de setembro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Avanços e desafios para a destinação correta de resíduos

Quando foi sancionada em agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos tinha a intenção de envolver o governo federal, estados, municípios, empresários e a própria comunidade para estimular uma destinação correta para o lixo produzido, reduzindo a geração de resíduos e promovendo um consumo mais consciente. No entanto, após seis anos, ainda há muito a ser feito. 

Segundo dados divulgados pelo Observatório Litoral Sustentável, de tudo o que é produzido no País, 51,4% é orgânico, 31,9% é reciclável e 16,7% é rejeito, único resíduo que pode ser destinado ao aterro. Os orgânicos, formados por sobras de alimentos e resíduos verdes de poda, constituem a maior parcela dos resíduos domiciliares urbanos e sua gestão é de responsabilidade das prefeituras, que precisam desenvolver estudos de viabilidade para identificar a alternativa de tratamento mais adequada e viável.

O governo municipal também responde pela redução da disposição final de resíduos sólidos em aterros sanitários e, para isso, devem adotar rotas tecnológicas, instalações e ações integradas adequadas ao manejo sustentável desses resíduos. Já os resíduos recicláveis são de responsabilidade do setor privado. 

De acordo com um diagnóstico da Confederação Nacional de Municípios, atualmente, de 30% a 35% dos municípios já possuem o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e apenas oito estados têm o plano estadual. Uma das primeiras cidades no interior de São Paulo a ter esse Plano com metas pré-estabelecidas, Franca, divulgou recentemente alguns dados sobre a gestão de resíduos do município. Estima-se que 2.653 toneladas/ano de resíduos sólidos domiciliares seletivos são coletados e encaminhados para o Centro de Triagem do Município. No caso dos resíduos de serviços de construção civil, o cálculo é de 450 t/dia coletado por empresas particulares e destinado para dois aterros particulares existentes.

Para contribuir com a melhor disposição, tratamento, monitoramento, reutilização, manipulação e gestão de resíduos, a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia trará modernos serviços e tecnologias nesse segmento que atendam as demandas dos setores público e privado e as necessidades da população. O evento compõe a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos e será realizado em junho de 2017.