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Publicado em 04 de fevereiro de 2019 por Mecânica de Comunicação

Trator autocarregável tem alto desempenho no transporte de madeira

Os tratores são máquinas versáteis, utilizadas não apenas na construção civil e mineração, mas também no ambiente rural, onde são muito importantes em atividades do agronegócio, como semeadura de campos, e execução de serviços florestais, como no caso de transporte de madeira. Para essa última atividade, o trator autocarregável ganha destaque. O autocarregável é um conjunto formado por trator agrícola e uma carreta com grua e está classificado em um nível intermediário de mecanização florestal. Para essa configuração, são indicados tratores com potência a partir de 80 CV, o que os torna apropriados para operações com toras de 2,5m a 5m e com capacidade de carga aproximada de 8 toneladas.   

Para uma operação eficiente e sem riscos é necessário testar a viabilidade da solução encontrada e medir o desempenho do equipamento, sempre levando em conta o ambiente de trabalho. Ao lidar com o trator autocarregável, estudos de tempo e movimento devem ser realizados, sendo esse o método de pesquisa mais utilizado em operações florestais. O estudo de tempo e movimento procura encontrar a melhor técnica para executar uma operação, enquanto determina seu tempo padrão dentro de um contorno econômico, social e ecológico. Ainda é preciso analisar os custos operacionais, podendo ser custos fixos - juros, impostos, seguros e aluguéis - ou variáveis - gastos com combustíveis, lubrificantes, pneus, manutenção etc. 

Utilizando a metodologia que relaciona tempo, movimento e custos, um estudo sobre trator autocarregável conclui que a operação de carregamento consumiu a maior parte do tempo do ciclo de transporte de madeira, 58% do total, seguido por viagem com carga (14%), viagem sem carga (13%), descarga (11%) e interrupções (4%). Objetivando ganhos de eficiência, deve ser dada prioridade a atividades desenvolvidas nos tempos terminais de carregamento e descarregamento, uma vez que respondem por cerca de 70% do tempo consumido no ciclo operacional de transporte de madeira. Combustível, manutenção e depreciação foram os itens mais importantes na composição de custos, representando mais da metade do total. O custo de depreciação merece atenção especial, pois ocorre com a máquina trabalhando ou não e está relacionado com o alto valor de aquisição do trator autocarregável. Já o significativo custo de combustível sugere manutenção eficiente e treinamento de operadores.   
   
O estudo completo foi publicado na dissertação de mestrado Avaliação Técnica e Econômica de Trator Autocarregável no Transporte Principal de Madeira, de autoria de Luiz Castilho Cruz, orientação de Roberto de Melo e Sousa e apresentada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).